Release - Documentário: São Paulo, cidade descartável?

Os cineastas Vera Senise e Sérgio Concilio com apoio da CINEMA 8.16.35 apresentam o documentário: São Paulo, cidade descartável?

Este documentário pretende analisar a urgência artificial de periodicamente derrubar o antigo e substituí-lo pelo novo.

Em nome do “progresso”, o antigo é periodicamente descartado para dar lugar ao “novo” e “moderno”, sem levar em conta as conseqüências disso sobre os habitantes da cidade, independentemente da classe social a que pertençam.

Um exemplo figurativo disso é a sucessão de construções num mesmo terreno: uma antiga casa de taipa é substituída, inicialmente por uma casa art-nouveau, depois, por um edifício sem garagem, por um edifício com garagem e, finalmente, por um edifício “inteligente”.

Há esperança para São Paulo? O que pode ser feito para interromper esse processo de deterioração? Como melhorar São Paulo, fazer com que seus habitantes tenham melhor qualidade de vida e, com isso, passem a gostar do lugar em que vivem e não mais a encará-lo como um “artigo descartável”?

Ao abordar o tema descrito, este projeto se propõe como uma tentativa de analisar o processo de descarte das áreas centrais no eterno “demolir o antigo para construir o moderno”, esclarecer os mecanismos que provocam essa autodestruição, trazer à tona a necessidade do planejamento urbano permanente e motivar a participação de toda a população na discussão dos problemas urbanos que atingem a todos, independentemente da classe social, além de buscar meios e justificativas para a preservação do patrimônio histórico ou, ao menos, da qualidade de vida de nossa cidade, e mostrar as primeiras soluções que despontam nesse panorama.

O processo de necessidade de humanização pelo qual São Paulo passa não é um “privilégio” só dela: isto aconteceu nas grandes metrópoles do mundo como Nova York, Paris e Londres. Cidades como São Paulo nunca vão deixar de ser mutantes; isto faz parte da sua alma e até do seu encanto. Daí a importância deste documentário em mostrar e discutir as conseqüências positivas e negativas que o processo de constante mutação traz a esta cidade, dando-lhe, inclusive, um aspecto de “descartável”, apesar de ser ela um dos centros urbanos mais imprescindíveis do Brasil.

Os premiados cineastas dão a oportunidade a você e a sua empresa  para participarem deste investimento cultural que deve, além de trazer visibilidade para sua empresa, contribuir para discussão de um planejamento humanizado para a cidade de São Paulo.