OFICINA DE REALIZAÇÃO EM CINEMA

INVASORES DA TELA 

APRESENTAÇÃO

A Oficina de Realização em Cinema dos Invasores da Tela é um curso prático de cinema que teve início em 1996 e que, através da realização de um filme, visa fornecer a seus participantes elementos necessários para a produção cinematográfica.

Roteiro pronto, equipamentos de iluminação, tripés, câmera e negativos à mão, equipe e atores à disposição;  por onde  se começa?

O cineasta iniciante se depara com alguns problemas na produção de um filme. Infelizmente, só amor ao cinema ou muita criatividade não são suficientes para que se consiga realizar um filme. É necessário contar com uma equipe coesa e que se faça um planejamento de todas as fases da produção. Organização é fundamental.

Os conflitos entre as diversas áreas da produção de um filme só afloram no exercício prático da realização. Não se ensina isso teoricamente. Os elementos de uma equipe de cinema logo aprendem a administrar frustrações e a domar seu ego. Um filme nunca é uma obra individual mas, sempre, o esforço conjunto de um grupo de pessoas.

Na Oficina de Realização em Cinema dos Invasores da Tela, os participantes produzem um filme, com todas as limitações encontradas numa produção profissional.  Durante esse processo, se deparam com limitações de tempo, de filme, de elementos de produção tendo, portanto, que lançar mão de muita criatividade, espírito de equipe e “jogo de cintura” para vencer essas dificuldades.

Mais de trezentas pessoas passaram pelas nossas oficinas. Muitas delas já realizaram seus próprios filmes; outras ingressaram em equipes de filmes de longa-metragem ou publicitários.

CARACTERÍSTICAS  DA  OFICINA

Duração: seis dias
Carga horária: 60 horas
Nº de participantes: 20
A quem se destina: estudantes de cinema, cinéfilos, ou qualquer pessoa apaixonada por cinema, com alguma ou nenhuma experiência
Como funciona: o filme é produzido, fotografado e dirigido pelos participantes, que são apenas orientados pela coordenação.

1º dia:
os participantes recebem um roteiro de curta-metragem (duração prevista de 3 minutos), assistem a uma instrução inicial sobre como se realiza um filme e quais são as funções dentro da equipe técnica. O grupo é, então, dividido em 4 subgrupos: direção, fotografia, produção e produção de arte, com um coordenador para cada área.
2º dia:
a produção e a produção de arte planejam a realização; a direção estuda o roteiro, a decupagem e a interpretação; e a equipe de fotografia estuda as possibilidades de iluminação e conceitos de fotografia.
3º e dias:
o filme é rodado (em película).
5º e dias:
o filme telecinado (transcrito para vídeo) é editado e a trilha sonora é mixada. O filme, então, estará pronto.
7º dia:
exibição do filme.

Ao final, cada participante recebe uma cópia do filme em DVD.

Equipamentos: Fornecemos todos os equipamentos profissionais necessários para a produção: câmera, tripé, fotômetro, equipamentos de iluminação e acessórios, além de negativos com processamento e telecinagem.

Quem coordena: Somos um grupo de cineastas que procura formar e treinar pessoal para cinema bem como para outras atividades que demandem trabalho em equipe.

Coordenadores:

Direção
  Sergio Concilio
Fotografia
  Marcos Fontana
Produção de Arte
  Elza Corsi
Produção Técnica
  Vera Senise

Informações pelo telefone (11) 3721-8609